O Ministério do Ambiente através da Agência Nacional de Resíduos em parceria com o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, realizou nesta sexta-feira, 24 de Maio, numa das unidades hoteleiras de Luanda a "Conferência sobre Economia Circular e lançamento da 3.ª Edição da Expo Recicla".
O evento teve como principal objectivo apresentar um diagnóstico real sobre o actual estado da economia circular em Angola. O acto de abertura foi feito por Sua Excelência Ministra do Ambiente, Ana Paula Carvalho.
Na ocasião, a Ministra do Ambiente fez saber que "o sector da gestão de resíduos gerou mais de 20 mil empregos e existem mais de 450 empresas licenciadas para exercício da actividade de gestão e valorização de resíduos, bem como associações e cooperativas de catadores de resíduos, que juntas recolhem mais de 19 mil toneladas de resíduos diariamente todo país. A quota dos resíduos que é reaproveitada está entre os 7 e 10%, acreditamos que este número poderá sofrer um aumento significativo nos próximos tempos com a implementação e contínua divulgação dos projectos em curso."
Por sua via, a PCA da Agência Nacional de Resíduos, Nelma Caetano, apresentou dados sobre os projectos em curso para incentivar a economia circular, projectos como Educar para Reciclar, Reciclar com as Comunidades, de Inserção Social dos Catadores de Resíduos estão a ser implementados a nível dos municípios. E apresentou a perspectiva para a realização da 3.ª Edição da Expo Recicla que vai decorrer no mês de Junho do corrente ano. Apresentou igualmente a modernização dos serviços administrativos da ANR, com a plataforma para emissão de certificados e licenças que autorizam o exercício de actividades de gestão de resíduos, bem como a app recycla, um aplicativo para transacção de resíduos que incentivará a economia circular em Angola.
O vice-governador de Luanda para área social, Jorge Augusto, proferiu as palavras de boas-vindas aos conferencistas. Participaram igualmente Sua Excelência Ministro da Indústria e Comércio, Rui Minguês, a Representante Residente do PNUD em Angola, Denise António, membros do corpo diplomático acreditados em Angola, representantes do Ministério do Planeamento, INAPEM, MINAMB, Associações de defesa do ambiente, empresas de valorização de resíduos e a sociedade civil.
Data: 24-May-2024